quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Surjimento de SuperBactérias

O uso de medicamentos sem acompanhamento médico ou o abandono do tratamento aos primeiros sinais de melhora estão entre as principais causas das proliferações bacterianas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se não houver um controle rigoroso da utilização de antibióticos a população poderá ficar sem defesa contra as bactérias que causam infecções.


Essas práticas comuns de uso incorreto dos antibióticos fortalecem as bactérias colocando não só o paciente mais toda a população em risco, tornando os antibióticos disponíveis no mercado ineficientes.


"As 'superbactérias' são organismos vivos que adquiriram resistências aos antibióticos. O uso inadequado dos antibióticos – sem critério, em dose, período, ou com indicação incorreta – acelera os mecanismos de defesa das bactérias, perdendo a eficiência do medicamento".





  • http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=278476

    terça-feira, 28 de junho de 2011

    Brasília, 6 de Julho de 2007 - 21h
    O Uso Inadequado de Atibióticos






     

    Febre, dor de cabeça, dor no corpo... Quando estes sintomas aparecem, comuns à maioria das doenças, muitos brasileiros têm o hábito de "correr à farmácia mais próxima". Este comportamento – que parece simples, mas pode tornar-se perigoso – é reforçado pela indicação de um medicamento por um amigo, a vontade de livrar-se rapidamente do incomodo da dor e a facilidade de se comprar alguns remédios sem receita médica ou odontológica.Uma das consequências mais frequentes de
    atitudes como essas é a intoxicação pelo uso inadequado de medicamentos. "O medicamento, se utilizado de forma inadequada, pode causar mais danos do que benefícios", alerta o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, que, no último mês, participou de audiência pública no Congresso Nacional sobre a Política de Medicamentos Fracionados. O uso indevido de remédios é considerado um problema de saúde pública não só no Brasil, mas mundialmente. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%.

    Fonte: http://www.anvisa.gov.br/divulga/reportagens/060707.htm

    terça-feira, 14 de junho de 2011

    Vacinas

    A primeira vacina de que se tem registro na história surgiu em 1796, quando o médico britânico Edward Jenner desenvolveu uma forma de imunização contra a varíola. Ele descobriu que, ao expor uma pessoa à versão bovina do vírus, ela tinha inicialmente reações leves, mas com rápida recuperação e, mais tarde, desenvolvia imunidade contra a versão humana da doença. Ao entrar em contato com o sistema imune, a vacina provoca uma reação de proteção e gera nele uma memória, explica a professora Wirla Maria Tamashiro, do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (Unicamp). Essa memória possibilita que o sistema imunológico tenha uma resposta rápida e eficiente de controle infeccioso quando o mesmo agente entrar no organismo.
    Apesar de os cientistas conhecerem esse mecanismo, o processo de produção de vacinas não é simples. Existem várias formulações diferentes de vacinas. Em primeiro lugar é preciso identificar o agente causador da doença que se quer combater, diz a professora. Ela explica que a vacina pode ser produzida a partir de componentes de um microorganismo ou dele próprio, morto ou atenuado. No caso da poliomielite, por exemplo, o agente causador é isolado e trabalhado em laboratório até que se consiga uma cepa atenuada do vírus. Ela não tem o mesmo poder de infecção e é suficiente para induzir uma proteção no hospedeiro.














    http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funcionam-vacinas-como-sao-produzidas-480252.shtml%20

    terça-feira, 7 de junho de 2011

    Meio Ambiente

    Composição : Marco Aurélio / Rogério Gobbo
     
    Meio ambiente não é
    só a natureza.
    Também é a nossa casa,                                            
    você pode ter certeza.


    Meio ambiente não é
    só o rio não,
    também é o nosso bairro,
    a escola e o salão.


    Meio ambiente
    onde estamos e vivemos,
    brincamos e crescemos,
    não é só a mata, não
    é nosso planeta terra,
    planta, mar, bichos, a serra,
    tudo está em nossas mãos.


    Meio ambiente
    é nosso planeta terra,
    planta, mar, bichos, a serra,
    tudo está em nossas mão
                         
                                      
    http://letras.terra.com.br/projeto-educando-cantando/1110508/